sábado, 29 de dezembro de 2012

Desenho da Jem e as Hologramas


Jem, também conhecido como Jem e as Hologramas, é uma série animada de televisão que foi exibida de 1985 a 1988 nos Estados Unidos, criada pela Hasbro. O show é sobre a empresaria de música, Jerrica Benton e seu alter-ego Jem, que faz shows com uma banda chamada "As Hologramas". 

"Jem" teve sua estréia no Brasil em 1988 pelo SBT. Primeiramente o desenho era exibido em um programa vespertino de desenhos chamado "Carrossel". Em 1990 "Jem" começou a passar de segunda à sexta-feira no extinto programa da apresentadora Mariane e ficou no ar até 1991. Depois disso foi exibido em 1992 no programa Show Maravilha da apresentadora Mara Maravilha e desde 1993 o SBT nunca mais exibiu nenhum episódio do desenho.

Há alguns anos atrás o extinto canal de TV por assinatura Fox Kids exibiu um compacto com os 5 primeiros episódios de "Jem". Por motivos desconhecidos o canal optou por redublar esses episódios (deixando as músicas na versão original em Inglês) ao invés de usar a dublagem feita pelo SBT. "Jem" também pôde ser vista no Brasil até o ano de 2001 através do canal mexicano de desenhos animados chamado ZAZ. Esse canal fazia parte da grade de programação da DirecTV. Todos os episódios exibidos estavam na versão dublada em espanhol. A última vez que "Jem" foi vista na televisão brasileira foi pelo próprio SBT no segundo semestre de 2003 através do programa "Falando Francamente" da jornalista Sônia Abrão. O programa exibiu, durante aproximadamente 5 minutos, várias cenas do desenho, incluindo sua abertura, em um quadro do programa chamado "SBT 21 Anos".

Jem foi liberada parcialmente em DVD em vários países, com um conjunto completo disponível, pela primeira vez em 2011. Em 2011 começou a ser exibida no canal The Hub nos Estados Unidos, causando um aumento significativo nos índices de audiência para o canal. Ele também foi ao ar no Teletoon Retro no Canadá. Poxa, eu quero os dvds dublados!!!!! Bem que podia lançar no Brasil...



Eu assistia, é claro! Quem é que não vibrava quando começava a música de abertura Truly Outrageous? Eu queria muito que as bonecas delas fossem lançadas pela Mattel e fossem bonitas como as Barbies! Porque as da Hasbro eram feias, na minha opinião... Mas enfim, a Jem e as Hologramas que fizeram frente à concorrência da Barbie, que lançou o filme (e bonecas) Barbie e os Roqueiros em resposta (mas Jem é 10000000 vezes mais legal!). 

Como eu era muito pequena quando passava na TV, eu obviamente não lembrava direito dos episódios (só tem um que ficou bem vivo na minha lembrança, o que a Jerrica perde os brincos e não podia mais se transformar em Jem!) em 2010 eu baixei todos os episódios e assisti tudinho! Foi super emocionante! (Também fiz isso com She-ra \o/).

Da banda Jem e as Hologramas minha favorita é a Aja, a guitarrista asiática de cabelo azul ^^ São elas, da esquerda para a direita: Aja Leith (guitarra), Shana Elmsford (bateria e depois baixo), Jerrica Benton/Jem (vocal), Kimber Benton (teclados) e "Raya" Carmen Alonso (bateria).

Aja, Shana, Jem, Kimber e Raya
A banda vilã era The Misfits, ou As Desajustadas no Brasil. A líder e grande rival da Jem é a Urânia, e minha preferida é a Electra (Stormer no original). Da esquerda para a direita: Roxanne "Roxy" Pellegrini, Mary "Eléctra" Phillips, Phyllis "Urânia" Gabor e Sheila "Jetta" Burns.

Roxy, Electra, Urânia e Jetta
Na terceira temporada tem ainda uma terceira banda, The Stingers: Ingrid "Minx" Kurger, Rory "Riot" Llewelyn e Phoebe "Rapture" Ashe. Minha favorita é a Minx.

Minx, Riot e Rapture
A série gira em torno de Jem, a vocalista misteriosa do grupo de rock "Jem e as Hologramas". Ela também é Jerrica Benton, proprietária e gerente da Starlight Music. Jerrica adota essa "personagem" com a ajuda de um computador holográfico, conhecido como Energia (Sinergy), que foi construído pelo pai de Jerrica para ser "o sintetizador de entretenimento áudio-visual", deixado para ela, depois que ele morreu. Jerrica é capaz de comandar Energia para projetar "a holograma Jem" sobre si mesma por meio do controle remoto micro-projetado em seus brincos, camuflando suas características e roupas permitindo-lhe assumir Jem, sem ser reconhecida. Enquanto disfarçada como Jem, Jerrica é capaz de mover-se livremente sem restrições e em várias ocasiões, outras pessoas podem entrar em contato físico direto com ela sem interromper a projeção holográfica. Jem, através da utilização dos brincos, é também capaz de projetar hologramas em torno dela e usa esta capacidade ao longo da série para evitar o perigo e proporcionam efeitos especiais para o desempenho do seu grupo.


O grupo de Jem consiste em Kimber Benton, a irmã mais jovem de Jerrica, tecladista e principal compositora da banda, Aja Leith, guitarrista, e Shana Elmsford, que toca bateria. Aja e Shana também são amigas de infância e irmãs adotadas de Jerrica e Kimber, tendo vivido com a família Benton desde que eram jovens. Shana brevemente deixa o grupo para seguir uma carreira na moda, surgindo uma nova personagem, Carmen "Raya" Alonso, sendo apresentada como sua substituta. As Hologramas são conscientes de identidade secreta de Jem e da existência de Energia. A segunda temporada da série começa quando Raya está ciente involuntariamente desse segredo antes de entrar para o grupo.



As Hologramas têm duas bandas rivais, "As Desajustadas" e "Os Stingers". As Desajustadas são compostas de Urânia, uma menina petulante rica (nome real Phyllis Gabor) e suas companheiras: Roxy (Roxanne Pelligrini) e a bondosa e sensível Electra (Mary Phillips). Elas são unidas depois pela saxofonista Jetta (Sheila Burns). Os Stingers aparecem no início da terceira temporada, quando chegaram na cidade e agitam as coisas para os dois grupos se tornarem co-proprietários da "Sound Stinger", com Eric Raymond. Os Stingers são compostos de Riot, o egoísta vocalista (Rory Llewelyn), a guitarrista / Rapture - Extasê (Phoebe Ashe), e a tecladista Minx (Ingrid Kruger).



Os episódios da série freqüentemente giram em torno dos esforços de Jerrica para manter suas duas identidades separadas, protegendo Energia daqueles que poderiam explorar a tecnologia holográfica, e poder apoiar as 12 filhas adotivas (futuramente haveria mais uma que só apareceria em um episódio) conhecidas como as "Meninas Starlight", que vivem com ela e as Hologramas. As Desajustas freqüentemente tentam afastar Jem e as Hologramas, muitas vezes quase resultando em danos físicos. Esta rivalidade é incentivada e manipulada por seu empresário e vilão central da série, Eric Raymond, o ex-proprietário da Starlight Music que agora é dono da Misfits Music (depois de Stinger Sound).



Durante a série, Eric Raymond constantemente tenta tornar-se proprietário da Starlight Music e tenta se vingar de Jem e as Hologramas pelo fato de ter perdido o controle da empresa com a ajuda de vários capangas, entre eles Zipper, que não hesita em sujar as mãos para fazer trabalhos sujos, e Techrat, um cientista louco que está sempre inventando novos aparatos e não gosta de ser tocado por ninguém, exceto por Minx. Jerrica também lida com um complexo triângulo amoroso e emocionalmente desgastante envolvendo sua identidade secreta, Jem, e Rio Pacheco, o namorado de longa data de Jerrica. Rio romanticamente persegue as mulheres não sabendo que elas são a mesma pessoa, embora haja rumores de que ele sabe desse segredo, mas imagina que as Hologramas não saibam. Mais tarde na série, Jem também está romanticamente apaixonada por Riot, o vocalista dos Stingers, que se apaixona por ela, acrescentando novas complicações para seus relacionamentos.



No episódio final da série, as Desajustadas e Jem declaram uma trégua quando Ba Nee, uma das meninas mais problemáticos adotivas da Casa Starlight, foi reivindicada por seu pai, que havia sumido há muito tempo atras, encontrado por Jem e as Hologramas com a ajuda do pai de Riot, que volta a falar com seu filho graças a ajuda de Jem.



Eu achei no youtube um episódio dublado completo! Podem se deleitar com ele! É um dos episódios mais tocantes da série!


E este é o episódio em que a Jerrica perde os brincos, o que eu sempre me lembrava *o*


Com tanto revival e remake (He-Man, Thunder Cats, Moranguinho, Ursinhos Carinhosos, My Little Pony...) meu sonho era que fizessem um todo lindo e modernoso da Jem e as Hologramas! Mas nada foi oficialmente declarado até agora...

Em 2004, Christy Marx manifestou a idéia de criar uma nova série, para poder renascer com a franquia, porém, muitos problemas de direitos sobre a série, o impediram de fazer isso. A Hasbro conseguiu readquirir os direitos de suas franquias, referentes a "Hasbro Classic", que inclui Jem.   Depois do sucesso de GI Joe e Transformers nos cinemas, a Hasbro se mostrou interessada em fazer uma adaptação em live-action para a série ou uma nova animação.


Em 2011, a Shout! Factory anunciou que iria lançar a série em DVD. Depois de 20 anos, Jem voltou a ser exibida nos Estados Unidos, pelo canal The Hub. Em 25 de julho de 2011, o Teletoon Retro, um canal canadense dedicado a exibição de desenhos animados, anunciou que Jem faria parte de sua grade. Em 8 de setembro de 2011, a Hasbro mostrou durante o evento New York Comic Con, uma nova linha de brinquedos, que inclui Jem e as Hologramas. 



E você? Assistiu Jem? Se não, baixe na internet e divirta-se *o*

Tenham um bom dia!

19 comentários:

  1. Gente amei o visual deste desenho, super a lá anos 80 com cabelos armados, muitas cores e roupas exageradas.
    Uma pena que nunca assisti, ou não me elmro de ter assistido. O único desenho do SBT que realmente gostava e assisti quando era muito pequena, era Guerreiras Mágicas do CLAMP XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o visual é todo exagerado! O desenho é tão legal!!!! Assiste no youtube, é cheio de episódios dublados! Eu vi Rayearth no SBT ^^

      Excluir
  2. Eu não assisti nem sabia da existência... mas do jeito que vc se empolga contando sobre dá até vontade de assistir e conhecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não conhecia? Então aproveite e conheça agora! Jem é tudo de bom *o* Ah como eu sonho com um remake/revival do desenho!

      Excluir
  3. Eu assisti!!! Amava ver a Jem e as Hologramas!
    Terminava a minha aula, todos os dias, eu saia rapidinho pra chegar em casa e assistir Jem e as Hologramas!!!
    É muito legal poder rever agora mas de 20 anos depois.

    ResponderExcluir
  4. eu não consegui assistir podia dar o nome para mim?

    de:
    Alana rodrigues

    8 anos

    ResponderExcluir
  5. Esse desenho de jem & as hologramas, foi o melhor desenho que passou no sbt. O que eu não entendo porque que o silvio santos tirou esse desenho do ar se dava muita audiência. Assim como o chaves não é retirado do ar pois dá muita audiência, a jem e as hologramas também davam muita audência.Como sempre o silvio santos tirando do ar aquilo que dá audiência! parece que ele não bate bem da idéia! mas jem e as hologramas sempre será o melhor desenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que houve uma briga pelos direitos autorais de Jem entre a Hasbro e uma outra empresa lá. Por isso a série acabou e nunca lançou dvd pra cá (nos EUA lançou uma vez) e nem teve remake =/ Mas se saíram dolls da Integrity Toys, espero que parte disso tenha sido resolvido!

      Excluir
  6. amava assistir Jem!!! muuuuuuuito bom rever

    ResponderExcluir
  7. Eu amava (ainda amo) Jem! Lembro das músicas de cor - criança tem uma facilidade pra essas coisas... Infelizmente a Hasbro tirou do ar TODOS episódios, só autorizando clipes e algumas cenas do desenho. Em português, infelizmente, não tem muita coisa além dos clipes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, e eu sonhando com um remake... No youtube encontrei um episódio completo dublado, contando a história da mãe da Jem, tão lindo!

      Excluir
  8. Queria muito saber onde baixa, não consigo achar =[

    ResponderExcluir
  9. Queria muito saber onde baixa, não consigo achar =[

    ResponderExcluir
  10. a Aja é sempre a favorita de todos. Ela é pra Jem o que o Ironhide é pro Optimus.

    ResponderExcluir
  11. a Aja é sempre a favorita de todos. Ela é pra Jem o que o Ironhide é pro Optimus.

    ResponderExcluir
  12. Alguém por favor sabe algum site que disponha a série animada, eu procurei e procurei mas não achei, no YouTube foi retirado e só tem alguns episódios. Se alguém tiver, por favor me passa

    ResponderExcluir
  13. Alguém por favor sabe algum site que disponha a série animada, eu procurei e procurei mas não achei, no YouTube foi retirado e só tem alguns episódios. Se alguém tiver, por favor me passa

    ResponderExcluir
  14. Se vocês acharem, me avisem! Também fiquei triste porque tiraram alguns episódios antigos dublados do youtube... Eu achei tudo em inglês, mas já faz uns 8 anos, não sei mais indicar o site.

    ResponderExcluir
  15. Nooooooosa eu conheci faz pouco tempo e já ameeeeeeeeeeei!!!
    Gostei da shana e da roxy e da jem e da kimber
    O desenho parece ser muito bom!

    ResponderExcluir